23.4.13

cambridge










Há trinta anos atrás, minha mãe morou em Cambridge. E eu cresci ouvindo histórias de como ela passeava de bicicleta pela cidade, deitava no gramado pra cantar músicas, dividia uma casa com vinte meninas e cuidava de velhinhos queridos num asilo.

Estar lá foi como assistir ao filme de um livro que li muitas vezes. Algumas partes um pouco decepcionantes, do tipo: "Nossa, achei que o gramado era numa floresta." Mas, a maioria do tempo, fiquei maravilhada por enfim tornar real o que imaginei durante anos. E a companhia da minha mãe fez a experiência ainda mais especial.

A sorte é que as coisas não mudam muito na Inglaterra - e Cambridge parece ter parado no tempo. A escola de inglês que ela estudou continua lá, exatamente na mesma casa. O jardim botânico não foi destruído pra dar lugar a prédios. Na rua principal não entram carros, só bicicletas. E pelos canais ainda deslizam barquinhos silenciosamente.

A Cambridge da minha mãe sempre teve um espaço na minha memória, e agora ocupou meu coração. <3

2 comentários:

  1. Cambridge é, de fato, encantadora... acho que até eu vou querer ir pra Cambridge com a tua mãe um dia desse jeito! haha que delícia... aproveitem cada segundinho desse tempo que passa tão rápido, Iana... beijo bem grande!

    ResponderExcluir
  2. Cambridge deve ser linda demais e com essas fotos, é uma certeza muito maior que eu tenho agora. Enquanto você descrevia as palavras da sua mãe, eu lembrei do filme da Sylvia Plath que, logo no início, tem uma foto dela indo pra faculdade de bicicleta em Cambridge. :)
    Espero poder conhecer um dia.

    Pale September

    ResponderExcluir