7.2.13

conversas de pub



Ontem, eu e o Dudu fomos num pub assistir ao jogo Brasil x Inglaterra. Um senhor inglês descobriu que éramos brasileiros e sentou em nossa mesa. Ele disse que quer muito ir ao Brasil na Copa de 2014, mas não sabe se deve.

- O que vocês acham? - perguntou.
- Ah, você gosta tanto assim de futebol?
- Sou apaixonado.
- Tem tempo e dinheiro?
- Tenho.
- Então vai!!
- Mas não é esse o problema. O problema é que estou com medo de levar um tiro.

Cada vez mais, tenho ouvido estrangeiros associarem o Brasil com violência. Se antes me perguntavam se jogava futebol e sabia sambar, agora querem saber das favelas, das armas e dos assassinatos. Fiquei triste por ser essa a imagem que meu país tem no resto do mundo...

- Olha, não é bem assim. Tem áreas perigosas, mas tem lugares tranquilos também. - disse, tentando acalmá-lo.

Ele não me pareceu muito convencido. E eu não o culpo. Acho que também estaria assustada no seu lugar.

4 comentários:

  1. É. Também ouço isso quando viajo pra fora e troco uma ideia com o pessoal. Agora, não há como negar: Há pouquíssimo tempo, os únicos filmes que valiam uma exportação eram os que retratam nossa podridão.

    E tudo bem, "são exagerados", pensamos. Mas, em nossas casas, colocamos cerca elétrica, dois tipos de alarme, tampamos nossa arquitetura com muros de variadas alturas e nos mantemos informados sobre a forma nada ortodoxa de se reinvidicar algo do Estado: A queima de ônibus. Nós brasileiros estamos o tempo todo nos julgando burros e agindo como tais; na era da globalização, isso se faz notar em todo o mundo.

    Neste Brasil pesado, é preciso entrar no seu blog para exercitar um pouco de abstração.

    Beijinho, Iana!

    ResponderExcluir
  2. Eu seria grosseira com o sujeito, com certeza. Responderia algo do tipo "olha, eu não levei tiro nenhum e estou aqui.'. Afora o mérito do que ele disse, afora eu entender que moramos num país perigoso, acho desrespeito verbalizar isso para... bom, nós. Hehehe.
    Fico chateada também por termos essa imagem lá pra fora :( espero que, com o tempo, consigamos driblar isso. Até porque né, tem muito mais no nosso Brasil do que violência :)

    ResponderExcluir
  3. Pior que é assim mesmo e é triste. Tenho amigos de longe que ainda tem bastante receio, mas acho que as pessoas mais velhas ainda tem muito mais medo que as mais novas. Hoje em dia, elas já conseguem ver o país com outros folhos e a nossa fama mundial anda melhorando, mas é um caminho muito longo a ser feito, e eu acho ue em parte é culpa dos nossos únicos filmes famosos fora do país. Todos falam de violência, mas acho que isso aos poucos vai começar a mudar também. Enquanto isso, é explicar e mostrar o contrário.

    http://www.paleseptember.com

    ResponderExcluir
  4. Puxa vida, pior que é assim.Não somos ainda um país em desenvolvimento, somos um país de terceiro mundo.Só economia não vale nesse ranking.Não trás consigo todos os pobres e miseráveis sem acesso a educação, que dirá um trabalho decente.

    ResponderExcluir